Journal article
Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, 2021
APA
Click to copy
Krepsky, N., & Santana, I. M. (2021). O Perfil e a Percepção do Aprendizado Significativo dos Alunos do Curso Noturno de Ciências Ambientais de uma Universidade Pública Brasileira. Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science.
Chicago/Turabian
Click to copy
Krepsky, Natascha, and Ingrid Monteiro Santana. “O Perfil e a Percepção Do Aprendizado Significativo Dos Alunos Do Curso Noturno De Ciências Ambientais De Uma Universidade Pública Brasileira.” Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science (2021).
MLA
Click to copy
Krepsky, Natascha, and Ingrid Monteiro Santana. “O Perfil e a Percepção Do Aprendizado Significativo Dos Alunos Do Curso Noturno De Ciências Ambientais De Uma Universidade Pública Brasileira.” Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, 2021.
BibTeX Click to copy
@article{natascha2021a,
title = {O Perfil e a Percepção do Aprendizado Significativo dos Alunos do Curso Noturno de Ciências Ambientais de uma Universidade Pública Brasileira},
year = {2021},
journal = {Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science},
author = {Krepsky, Natascha and Santana, Ingrid Monteiro}
}
Estratégias de ensino focado no aluno parecem ser mais atraentes para fomentar o aprendizado ativo de estudantes de graduação de turno noturno. Estudos realizados até o início dos anos 2000 revelaram que o perfil do discente de curso noturno era composto na maioria por estudantes-trabalhadores. Contudo, com a expansão das vagas para acesso às instituições federais de ensino superior (IFES) no âmbito do Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, o perfil do jovem ingressante no ensino superior sofreu mudanças importantes. Para suprir a carência de estudos mais recentes abordando esse novo perfil do estudante noturno de universidade pública, o nosso objetivo foi avaliar o perfil e a percepção do aprendizado do alunado de um curso noturno de Ciências Ambientais de uma IFES brasileira. Este artigo descreve os resultados de uma pesquisa exploratória realizada mediante análise de questionário estruturado aplicado a 245 alunos regularmente matriculados no curso noturno de Ciências Ambientais de uma IFES brasileira. Com um total de 103 respostas, concluímos que o quadro discente de Ciências Ambientais desta IFES é composto por jovens mulheres (61,2%) entre 18 e 25 anos (75,7%), sem emprego formal (66,9%), que preferem o turno noturno para estudo (56,3%), demoram mais de uma hora no trajeto até o local de estudo (53%). Além disso, a análise de percepção de aprendizado revelou que 75,7% destes alunos preferem o aprendizado ativo em alternativa ao método de ensino passivo tradicional. Apesar destes alunos não serem estudantes-trabalhadores, como tradicionalmente descrito para o turno noturno, o método de ensino expositivo tradicional não foi atraente para estes jovens. Espera-se com este estudo contribuir com dados que atendam às necessidades destes jovens estudantes.